﻿Provérbios.
12.
Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o tolo odeia a repreensão. 
O Senhor abençoa o homem que pratica o bem, mas condena o homem que vive planejando o mal. 
A maldade nunca produz uma vida feliz e bem-sucedida, mas a justiça dá ao homem uma base bem firme para a vida. 
Uma esposa fiel e dedicada é a coroa do seu marido, mas uma esposa leviana é como uma doença nos ossos. 
Os pensamentos dos justos são retos, mas o perverso só pensa em maldades e mentiras. 
As palavras dos perversos são armadilhas mortais, mas as palavras dos justos salvam vidas. 
Os perversos serão destruídos e desaparecerão, mas a casa dos justos permanecerá para sempre. 
Todos elogiam o homem segundo a sua sabedoria, mas o homem que tem a mente cheia de maldade e maus pensamentos é desprezado. 
É melhor ser humilde e aceitar um serviço pesado do que contar vantagem sobre as próprias habilidades e acabar passando fome. 
O justo se importa até com o bem-estar de seus rebanhos, mas no coração do perverso só há lugar para a maldade. 
Quem trabalha com dedicação e se cansa plantando e colhendo terá fartura de alimento para sua família, mas quem fica apenas sonhando com um serviço melhor não tem juízo. 
O perverso inveja o que outros conseguem com suas maldades, mas a raiz do justo floresce. 
Os maus estão sempre metidos em problemas por causa das suas palavras maldosas, mas o justo escapa dessas dificuldades por falar a verdade. 
Quem fala a verdade receberá benefícios; quem ajuda outros com as suas mãos será recompensado. 
O tolo sempre acha que sua opinião é a única certa, mas o sábio ouve os conselhos com atenção. 
O tolo logo explode de raiva por qualquer motivo, mas o homem sábio nunca perde a cabeça e ignora o insulto. 
Quem testemunha a verdade ajuda a justiça a triunfar, mas a testemunha falsa conta mentiras. 
Há palavras que ferem como uma espada afiada, mas as palavras do sábio trazem a cura. 
Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a mentira tem vida curta. 
O coração de quem vive planejando maldades está cheio de engano e falsidade, mas quem usa suas palavras para promover a paz tem o coração cheio de alegria. 
O justo não passará por sofrimentos, mas o perverso está coberto de dificuldades. 
O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas tem grande prazer nas pessoas que falam a verdade. 
O homem sensato não fica exibindo seu conhecimento, mas o tolo demonstra a todos sua ignorância. 
Quem se esforça ao máximo no trabalho chegará a uma posição de liderança, mas o preguiçoso acabará como escravo. 
Um coração ansioso deixa o homem frustrado e derrotado, mas uma palavra amiga renova as forças. 
O justo ajuda o próximo a vencer na vida, mas o perverso só prejudica e destrói. 
O preguiçoso nem se dá ao trabalho de cozinhar o animal que caçou, mas o homem trabalhador dá valor aos seus bens. 
Quem segue pelo caminho da justiça encontrará a vida, o caminho que nos preserva da morte. 
