﻿Mateus.
23.
Então Jesus falou às multidões e a seus discípulos, 
dizendo: “Os escribas e os fariseus se sentam no assento de Moisés”. 
Todas as coisas, portanto, tudo o que eles dizem para você observar, observar e fazer, mas não faça suas obras; pois eles dizem e não fazem. 
Pois eles ligam fardos pesados que são penosos de suportar e os colocam sobre os ombros dos homens; mas eles mesmos não levantarão um dedo para ajudá-los. 
Mas eles fazem todos os seus trabalhos para serem vistos pelos homens. Eles ampliam seus filactérios e ampliam as franjas de suas vestes, 
e adoram o lugar de honra nas festas, os melhores lugares nas sinagogas, 
as saudações nos mercados, e serem chamados de “Rabino, Rabino pelos homens”. 
Mas você não deve ser chamado de 'Rabino', pois um é seu professor, o Cristo, e todos vocês são irmãos. 
Não chame a ninguém sobre a terra seu pai, pois um é seu Pai, aquele que está no céu. 
Nem vos chameis mestres, porque um só é vosso mestre, o Cristo. 
Mas aquele que for maior entre vós, será vosso servo. 
Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado. 
“Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas! Pois vocês devoram as casas das viúvas e, como pretensão, fazem longas orações. Portanto, vocês receberão uma condenação maior. 
“Mas ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas! Porque fechais o Reino dos Céus contra os homens; porque não entrais em vós mesmos, nem permitis que entrem aqueles que estão entrando”. 
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois vocês viajam por mar e terra para fazer um prosélito; e quando ele se torna um, fazem dele um filho da Geena duas vezes mais do que vocês mesmos. 
“Ai de vocês, guias cegos, que dizem: 'Quem jurar pelo templo, não é nada; mas quem jurar pelo ouro do templo, é obrigado a isso'. 
Seus tolos cegos! Para qual é maior, o ouro ou o templo que santifica o ouro? 
E, 'Quem jurar pelo altar, não é nada; mas quem jurar pelo presente que está nele, é obrigado...' 
Seus tolos cegos! Para qual é maior, o presente, ou o altar que santifica o presente? 
Portanto, aquele que jura pelo altar, jura por ele e por tudo que está sobre ele. 
Aquele que jura pelo templo, jura por ele e por aquele que nele tem vivido. 
Aquele que jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado. 
“Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas! Para vocês, o dízimo de hortelã, endro e cominho, e deixaram de lado as questões mais pesadas da lei: justiça, misericórdia e fé. Mas vocês deveriam ter feito isso, e não ter deixado o outro por fazer. 
Guias cegos, que esticam um mosquito, e engolem um camelo! 
“Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas! Pois vocês limpam o exterior do copo e da travessa, mas por dentro estão cheios de extorsão e de iniquidade. 
Vocês cegam o fariseu, primeiro limpam o interior do copo e da travessa, para que seu exterior também possa ficar limpo. 
“Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como tumbas branqueadas, que por fora parecem belas, mas por dentro estão cheias de ossos de homens mortos e de toda imundícia. 
Mesmo assim, vós também por fora pareceis justos para os homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e iniqüidade. 
“Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas! Pois vocês constroem os túmulos dos profetas e decoram os túmulos dos justos, 
e dizem: 'Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos participado com eles no sangue dos profetas'. 
Portanto, vocês testemunham a si mesmos que são filhos daqueles que mataram os profetas. 
Encham, então, a medida de seus pais”. 
Vós, serpentes, seus descendentes de víboras, como escapareis do julgamento da Geena? 
Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas. Alguns deles matareis e crucificareis; e alguns deles flagelareis em vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade, 
para que sobre vós venha todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel até o sangue de Zacarias, filho de Baracaías, que matastes entre o santuário e o altar. 
Certamente eu lhes digo que todas estas coisas virão sobre esta geração. 
“Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja aqueles que lhe são enviados! Quantas vezes eu teria reunido seus filhos, mesmo quando uma galinha reúne seus filhotes sob suas asas, e você não o faria! 
Eis que sua casa é deixada para você, desolada. 
Pois eu vos digo, não me vereis de agora em diante, até que digais: 'Abençoado seja aquele que vem em nome do Senhor'”! 
