﻿João.
7.
Depois disto, Jesus andava pela Galiléia. Ele não queria mais andar pela Judéia porque os judeus procuravam matá-lo. 
Estava próxima uma das festas dos judeus—a Festa dos Tabernáculos. 
Os irmãos de Jesus disseram-lhe: —Você deve sair daqui e ir para a Judéia. Assim os seus discípulos que estão lá poderão ver os milagres que você faz. 
Quem quer ser bem conhecido não esconde o que faz. Se faz estas coisas, mostre-se ao mundo. 
(Nem mesmo os irmãos de Jesus acreditavam nele.) 
Jesus então respondeu: —Ainda não chegou a hora oportuna para eu ir, mas para vocês qualquer hora serve. 
O mundo não pode odiar a vocês, mas me odeia porque eu falo do mal que ele faz. 
Portanto, vão vocês para a festa. Eu não vou agora pois ainda não chegou o momento certo. 
Depois de dizer isto, Jesus ficou na Galiléia. 
Os irmãos de Jesus foram para a festa. Depois de eles terem ido, Jesus também foi, mas não deixou que ninguém o visse. 
Durante a festa, os judeus procuravam a Jesus. Eles perguntavam para as pessoas: —Onde está aquele homem? 
Havia muitas pessoas na festa, e várias falavam em voz baixa a respeito de Jesus. Algumas diziam: —Ele é um bom homem! Outras diziam: —Não, ele está enganando o povo! 
Porém, ninguém tinha coragem de falar dele abertamente por terem medo dos judeus. 
No decorrer da festa, Jesus foi ao templo e começou a ensinar a todos. 
Os judeus, admirados, diziam: —Como é que este homem sabe tanto se ele nunca estudou? 
Jesus respondeu: —As coisas que ensino não vêm de mim. O que eu ensino vem daquele que me enviou. 
Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, saberá que o meu ensino vem dele e não de mim mesmo. 
Quem ensina as suas próprias idéias quer glórias para si mesmo. Porém, aquele que procura a glória de quem o enviou fala a verdade e não engana ninguém. 
Moisés não deu a lei a vocês? Porém nenhum de vocês obedece a essa lei. Por que vocês querem me matar? 
O povo respondeu: —Você tem um demônio. Quem é que quer matá-lo? 
Jesus respondeu: —Fiz um milagre e vocês ficaram admirados. 
Moisés deu a lei da circuncisão a vocês. (Aliás, nem foi Moisés que deu essa lei. A lei da circuncisão já existia desde os tempos dos nossos pais.) No entanto vocês circuncidam os meninos no sábado. 
Se um menino pode ser circuncidado no sábado para se cumprir a lei de Moisés, por que então vocês se irritaram comigo por eu ter curado um homem por completo no sábado? 
Não julguem só pelas aparências. Sejam justos e julguem por aquilo que é reto. 
Então algumas pessoas que viviam em Jerusalém disseram: —Não é este o homem que eles queriam matar? 
Vejam só! Ele está aí falando abertamente a todos e ninguém lhe faz nada! Será que os líderes do povo sabem que este é realmente o Cristo? 
Nós sabemos de onde este homem vem mas, quando vier o Cristo, ninguém saberá de onde ele virá. 
Jesus, que ainda estava ensinando no templo, exclamou em voz alta: —Vocês me conhecem e sabem de onde eu venho. Porém eu não vim por minha própria vontade. Eu fui enviado por aquele que é verdadeiro e que vocês não conhecem. 
Mas eu o conheço. Eu venho dele e foi ele quem me enviou. 
Quando Jesus disse isto, o povo tentou prendê-lo, mas ninguém conseguiu sequer tocar nele, pois o momento certo ainda não tinha chegado. 
E várias pessoas da multidão que acreditavam nele diziam: —Quando o Cristo vier, será que ele vai fazer mais milagres do que este homem? 
Os fariseus ouviram a multidão falando de Cristo. Então eles e os líderes dos sacerdotes decidiram mandar os guardas do templo prenderem a Jesus. 
Jesus disse: —Estarei com vocês um pouco mais. Depois voltarei para aquele que me enviou. 
Vocês vão me procurar, mas não vão me encontrar. E para onde eu vou vocês não podem ir. 
Os judeus perguntavam uns para os outros: —Onde é que ele vai que nós não poderemos ir ao seu encontro? Será que ele vai viver com os judeus que vivem nas cidades gregas? Vai ensinar os gregos? 
O que ele quer dizer com as palavras: “Vocês vão me procurar, mas não vão me encontrar” e “Para onde eu vou vocês não podem ir”? 
No último e mais importante dia da festa, Jesus disse a todos: —Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 
E rios de água viva correrão do coração de quem crer em mim. Assim dizem as Escrituras Sagradas. 
Jesus estava falando do Espírito Santo. O Espírito ainda não tinha sido dado porque Jesus ainda não tinha sido glorificado. Mais tarde, aqueles que cressem em Jesus iriam receber esse Espírito. 
Uma grande multidão ouvia a Jesus. Muitas pessoas diziam: —Com certeza ele é o Profeta. 
Outras diziam: —Ele é o Cristo. Outras ainda diziam: —O Cristo não virá da Galiléia. 
As Escrituras dizem que o Cristo virá de Belém, da terra e da família de Davi. 
E elas não concordavam umas com as outras. 
Outras ainda queriam prender a Jesus, mas ninguém tocava nele. 
Quando os guardas do templo voltaram, os líderes dos sacerdotes e os fariseus perguntaram: —Por que vocês não prenderam Jesus? 
Os guardas do templo responderam: —As coisas que ele diz são superiores às palavras de qualquer outro homem. 
Os fariseus disseram: —Então Jesus também enganou a vocês! 
Por acaso algum dos líderes dos fariseus crê nele? 
Essas pessoas que não sabem nada da lei estão debaixo da maldição de Deus. 
Nicodemos, aquele que tinha ido visitar a Jesus de noite, disse: 
—Não podemos julgar um homem antes de sabermos o que ele fez. Nossa lei não permite isso. 
Os fariseus então responderam: —Você também vem da Galiléia? Estude as Escrituras! Você verá que nenhum profeta vem da Galiléia. 
E todos foram embora para suas casas. 
