﻿Mateus.
21.
Quando Jesus e seus discípulos se aproximavam da cidade de Jerusalém, chegaram a uma vila chamada Betfagé, perto do Monte das Oliveiras. Dali Jesus enviou dois dos seus discípulos, 
com as seguintes instruções: —Sigam até a próxima vila que fica logo adiante e encontrarão presos uma jumenta e um jumentinho. Soltem os dois e tragam-nos até aqui. 
Se alguém perguntar alguma coisa, digam o seguinte: “O Senhor precisa deles; Ele logo os mandará de volta”. 
Isso aconteceu para que se cumprisse o que foi escrito por meio do profeta: 
“Digam à cidade de Sião: Olhem! O seu Rei está chegando! Ele é humilde e está montado num jumento, num jumentinho, filho de animal de carga!” 
Os discípulos foram e fizeram exatamente o que Jesus lhes tinha dito, 
levando a jumenta e o jumentinho. Depois, colocaram suas capas em cima deles e Jesus montou sobre elas. 
Muitas pessoas estenderam suas capas pelo caminho, e muitas outras cortaram ramos de árvores e os espalharam pela estrada. 
Todos os que caminhavam, tanto à frente como atrás de Jesus, gritavam: —Glória ao Filho de Davi! ‘Bendito é aquele que vem em nome do Senhor!’ Glória a Deus nas maiores alturas! 
Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e todo mundo perguntava: —Quem é este homem? 
E as multidões repetiam sem parar: —Este é o profeta Jesus, da cidade de Nazaré da Galiléia. 
Quando Jesus entrou no templo, expulsou de lá todos os que compravam e vendiam coisas, e derrubou as mesas dos que trocavam dinheiro e as cadeiras dos que vendiam pombos. 
Ele lhes disse: —As Escrituras dizem: “Minha casa será chamada casa de oração”; vocês, porém, a transformaram num “esconderijo de ladrões”! 
Alguns cegos e coxos foram ao encontro de Jesus no templo, e Ele os curou. 
Quando os líderes dos sacerdotes e os professores da lei viram as maravilhas que Jesus tinha feito e também as crianças do templo gritando: “Glória ao Filho de Davi!”, 
ficaram muito zangados, e lhe perguntaram: —O senhor está escutando o que estas crianças estão dizendo? E Jesus lhes respondeu: —Sim. Vocês nunca leram as Escrituras que dizem: “Ó Deus, o senhor ensinou as crianças e os pequeninos a dar louvores”? 
Depois, partindo dali, Jesus saiu da cidade de Jerusalém e dirigiu-se à cidade de Betânia, onde passou a noite. 
No dia seguinte, bem cedo, quando Jesus estava voltando para a cidade de Jerusalém, teve fome. 
Ao ver uma figueira à beira da estrada, Ele foi até lá, mas não encontrou nada, a não ser as folhas. Então, disse para a árvore: —Que você nunca mais dê frutos! E no mesmo instante a figueira secou completamente. 
Quando os seus discípulos viram aquilo, ficaram maravilhados e disseram: —Como a figueira secou depressa! 
Jesus, porém, lhes disse: —Digo a verdade a vocês: Se tiverem fé e não duvidarem, serão capazes de fazer não somente o que eu fiz a esta figueira, mas poderão até dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar!”, 
e isso acontecerá. Se tiverem fé, receberão tudo o que pedirem por meio de oração. 
Jesus voltou para o templo e começou a ensinar. Os líderes dos sacerdotes e os anciãos do povo, então, se aproximaram dele e lhe perguntaram: —Com que autoridade faz estas coisas e quem lhe deu essa autoridade? 
E Jesus lhes respondeu: —Eu vou lhes fazer uma pergunta. Se me responderem, eu também lhes responderei com que autoridade faço estas coisas. 
Digam-me: De quem João Batista recebeu autorização para batizar: de Deus ou dos homens? Então, discutindo entre si mesmos, diziam: —Nós não podemos dizer que foi de Deus, porque senão Ele nos perguntará: “Então por que vocês não acreditaram nele?” 
Mas nós também não podemos dizer que foi dos homens, porque temos medo do que o povo pode fazer, pois todos consideram João Batista um profeta. 
Então responderam: —Não sabemos. E Jesus lhes disse: —Bem, então eu também não vou lhes dizer com que autoridade faço estas coisas. 
—O que vocês acham disso? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao mais velho, o homem disse: “Filho, vá trabalhar na vinha hoje”. 
O rapaz respondeu: “Não quero ir”, mas, mais tarde, ele mudou de idéia e foi. 
O homem, então, dirigindo-se ao filho mais novo, disse a mesma coisa e este respondeu: “Sim, senhor”, mas não foi. 
Agora eu lhes pergunto: Qual dos dois fez a vontade do pai? E eles responderam: —O mais velho. Jesus, então, lhes disse: —Digo a verdade a vocês: Os coletores de impostos e as prostitutas entrarão no reino de Deus na frente de vocês. 
Eu digo isto porque João Batista veio para mostrar a maneira certa de viver e vocês não acreditaram nele; os cobradores de impostos e as prostitutas, no entanto, acreditaram. Vocês, porém, mesmo depois de terem visto estas coisas, não se arrependeram para crer nele. 
—Escutem esta outra parábola: Certo homem, dono de um campo, plantou uvas e colocou uma cerca ao redor da plantação. Depois construiu um tanque, onde as uvas seriam amassadas, e uma torre. O homem, então, arrendou a vinha para alguns lavradores e foi viajar. 
Quando chegou a época da colheita, o dono da vinha mandou servos até os lavradores a fim de receber a sua parte dos frutos. 
Os lavradores, entretanto, bateram num, mataram outro e ainda apedrejaram um outro. 
—O dono da vinha, então, numa segunda vez, enviou um número maior de servos, mas os lavradores fizeram a mesma coisa. 
Por último, o dono da vinha enviou seu próprio filho, dizendo: “Ao meu filho eles respeitarão”. 
Mas quando os lavradores viram o filho, disseram entre si: “Este é o herdeiro! Vamos matá-lo, pois assim poderemos nos apoderar da herança dele”. 
E eles, então, o pegaram, o jogaram para fora da vinha e o mataram. 
O que é que vocês acham que o dono da vinha irá fazer com aqueles lavradores quando ele chegar? 
E eles, então, lhe responderam: —Usará para com eles da mesma crueldade que usaram para com os outros e depois entregará a plantação de uvas a lavradores que lhe dêem a sua parte da colheita no tempo certo. 
Jesus, então, lhes perguntou: —Vocês nunca leram o que as Escrituras dizem? “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a pedra mais importante. Isto foi feito pelo Senhor, e é maravilhoso aos nossos olhos!” 
—Portanto, eu lhes digo: O reino de Deus será tirado de vocês e será entregue às pessoas que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o reino. 
Se alguém cair em cima desta pedra será quebrado em pedaços; se esta pedra cair em cima de alguém, o esmagará. 
Quando os líderes dos sacerdotes e os fariseus ouviram aquelas parábolas, reconheceram que Jesus estava falando a respeito deles. 
Tentaram prendê-lo, mas ficaram com medo da multidão, pois ela o considerava um profeta. 
